Thursday, June 2, 2016

A literatura e a percepção sobre o Brasil

O Brasil é um pais muito grande, de proporções continentais, com muitas culturas e desigualdades. Existem regiões pouco povoadas e com florestas e também regiões com muitas pessoas e metrópoles.  No Brasil,  se encontra gente de todos os países e classes sociais.  Ricos e pobres.A literatura  “O Ateneu, Brás Bexiga e Barra funda e Não Veras Pais Nenhum”, me ajudou a entender mais sobre o Brasil, pais onde eu também sou um estrangeiro. Aprendi sobre a escola de antigamente no “O Ateneu”. Percebi muitas diferenças com a minha escola e sei que nos dias de hoje, ainda existem diferenças entre diferentes escolas, por exemplo escolas publicas e escolas particulares. Eu sei que a maioria das pessoas não tem condições de pagar escolas particulares. Nesse aspecto eu consigo ver a desigualdade.Em “Brás Bexiga e Barra Funda”, conta sobre Italianos que viraram ao Brasil em buscar de oportunidades. Na minha escola tem alunos de muitas nacionalidades, e até hoje o Brasil atrai imigrantes. Eu mesmo vim do México para cá. O livro me ajudo a entender como os imigrantes se adaptam em um novo pais e criam uma nova cultura.O livro “Não Veras Pais Nenhum” fala sobre o que pode acontecer no futuro se cuidamos da água. Em 2015, tivemos em São Paulo, a maior crise hídrica de todos os tempos. O livro do seculo passado, já nos alertava sobre a preservação desse precioso recurso natural, que é a água. Esta historia me ajudou a perceber o quanto não valorizamos o que temos e desperdiçamos muita água.  Concluindo, ao ler essa literatura, pude refletir e compreender mais sobre o Brasil. Em alguns aspectos, minhas opiniões mudaram.


No comments:

Post a Comment