Monday, November 17, 2014

ENEM


Você quer fazer faculdade? Você já sabe onde vai prestar vestibular? O ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio) pode ajudar você a entrar em uma faculdade. 

Todos estudantes que terminam o Ensino Médio no Brasil, podem fazer uma prova que avalia o conhecimento geral do aluno e suas habilidades de redação, antes de entrar na faculdade. Esse exame se chama ENEM e é nacional, ou seja, todos os alunos de todo o Brasil fazem a mesma prova no mesmo dia. O ENEM mostra como esta o ensino no Brasil. Muitos alunos fazem o ENEM para facilitar a entrada em uma faculdade. A maioria das faculdades brasileiras já aceitam essa prova para o ingresso dos alunos ou para compor a nota do seu vestibular. Porém, algumas faculdades ainda não usam a nota do ENEM, como a USP, por exemplo. Para entrar em uma faculdade brasileira, o aluno tem que escolher por dois caminhos: fazer ENEM ou o vestibular. Qual é melhor? 

Nesta semana entrevistei 3 pessoas de idades e profissões diferentes sobre o ENEM, e as suas opiniões sobre a prova. O ENEM aconteceu ha duas semanas. A professora de Português da nossa escola, do Ensino Médio, deu uma avaliação muito positiva. Ela acha que o ENEM e uma prova inteligente que faz o aluno a pensar e tirar conclusões. Já um aluno do último ano do Ensino Médio, achou o ENEM inútil, pois as faculdades que ele quer fazer, não usam o ENEM e nem são no Brasil. Ele preferir o método do vestibular, pois a prova e mais especifica e mais difícil. O outro entrevistado foi um aluno que está no meio do Ensino Médio. Ele quer fazer o vestibular, mas ele acha o ENEM uma boa ideia, porque dá chance para os alunos que não tiveram oportunidade de estudar em escolas particulares de entrarem em uma faculdade. 

O que é melhor fazer, ENEM o Vestibular? Eu acho que depende de qual curso e qual faculdade você quer fazer. Na UNESP( Universidade do Estado de São Paulo) a nota do ENEM pode ajudar para entrar na faculdade. Porem, na USP ( Universidade de São Paulo) a nota do ENEM não é usada, o aluno depende somente da nota do Vestibular. Pessoalmente, acho que o ENEM é uma boa ideia, mas não deve ser o único meio de entrar na universidade.


No comments:

Post a Comment